Responsável pelo primeiro título, Jake Kasdan assina a direção de Jumanji: Próxima Fase e segue com o foco em entreter o espectador com cenas repletas de ação, efeitos especiais e o humor já tradicional do gênero. Todavia, o filme trilha pelo caminho questionável do esquema de franquia ao adotar o ‘mais’ como palavra de ordem e, deste modo, não se dá conta de outros aspectos.
Os quatro jovens interpretados por Alex Wolff, Ser’Darius Blain, Madison Iseman e Morgan Turner estão de volta. Na trama atual, um dos amigos parte para Jumanji e os demais irão buscar uma forma de resgatá-lo. Porém, agora há novas regras e mais outras novidades.
No elenco, marcam presença os veteranos Danny Devito e Danny Glover, o primeiro viveu o vilão Pinguim, de Batman: O Retorno , de 1992; já o segundo contracenou com Mel Gibson em Máquina Mortífera e respectivas sequências, exibidas nas décadas de 1980 e 1990.
Atores de peso com personagens de características, excessivamente, marcantes. Todavia, por um motivo a ser justificado ao longo da aventura. Algo condizente com a proposta de um filme desenvolvido para uma absorção mais rápida e confortável pelo público.
Ainda assim, é perceptível o empenho de Dwayne Johnson na multiplicidade exigida para o Dr. Bravestone nesta nova história. Da mesma forma, Kevin Heart atende ao proposto. Jack Black e Karen Gillan também buscam acompanhar a instabilidade dos avatares vividos por eles.
Equilibrar, eis uma árdua tarefa
A ideia de entreter o espectador é nítida e isso é feito sem maiores inovações no discurso ou mesmo nas resoluções narrativas. O roteiro, inclusive, exibe algumas cenas orientadas a este compromisso maior com o entretenimento e, por vezes, contar a história de modo convincente fica em segundo plano. Nesta lógica, os atores são enquadrados pela direção.
Por outro lado, os efeitos especiais são condizentes com a proposta e compõem as cenas de ação com sucesso. Vale destacar, o árduo impasse enfrentado por sequências, no qual há sempre uma cobrança por algo a mais na obra seguinte. Enfim, encontrar o equilíbrio é difícil.
Em suma, Jumanji: Próxima Fase oferece cenas repletas de ação física, leveza cômica, algumas surpresas e uma busca evidente por se firmar como franquia. Tanto que o desfecho instiga a curiosidade e pode cativar ainda mais os fãs saudosistas.