A partir do dia 1º de setembro, o público poderá conferir a mostra composta por finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas seguintes categorias: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro. Além disso, o espectador já pode votar pelo site e escolher o preferido dentre os indicados.
A votação já está aberta, pois os filmes selecionados para a escolha popular já fizeram circuito comercial. De qualquer forma, os interessados poderão assistir às produções em sessões gratuitas nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Belo Horizonte (BH), João Pessoa (PB), Souza (PB), Pelotas (RS), Nova Hamburgo (RS), Belém (PA) e São Paulo (SP até dia 19 de setembro).
Com direção de Ivan Sugahara, a cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de setembro, às 21h, na Cidade das Artes, no Rio, com transmissão ao vivo do Canal Brasil para todo país. A grande homenageada da noite será Fernanda Montenegro, que comemora 75 anos de carreira.
Lista dos indicados
Melhor Longa-Metragem Ficção
- A Glória e a Graça
- Bingo – O Rei das Manhãs
- Como Nossos Pais
- Era o Hotel Cambridge
- Gabriel e a Montanha
Melhor Longa-Metragem Documentário
- Cora Coralina – Todas As Vidas
- Divinas Divas
- No Intenso Agora
- Pitanga
- Um Filme de Cinema
Melhor Longa-Metragem Estrangeiro
- Blade Runner
- Dunkirk
- Eu, Daniel Blake
- Lalaland – Cantando Estações
- Uma Mulher Fantástica
Para saber os horários e locais de exibição clique aqui.
A seleção
A seleção dos finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é feita pelos sócios da Academia em votação sigilosa, em dois turnos e apurada pela PricewhitehouseCoopers (PwC). Este ano, a disputa reúne 36 longas e 20 curtas nacionais, além de cinco longas estrangeiros, que concorrem ao Troféu Grande Otelo em 25 categorias.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018 é uma realização da Academia Brasileira de Cinema em coprodução com a Kuarup Audiovisual. Tem patrocínio master da TV Globo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio do Canal Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocínio do BRDE/FSA-Ancine.