Baseado na obra literária do sueco Stieg Larson, Millenniun: Os Homens que não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tatoo) é dirigido por David Fincher e conta com o talento de Rooney Mara para interpretar a ‘underground’, Lisbeth Salander. A edição dinâmica, o escabroso mistério e as cenas no estilo ‘revanche’ mantêm o público atento durante os 158 minutos de exibição.
Na trama Mikael Blomkvist (Daniel Craig) tem sua credibilidade jornalística destruída, ao escrever uma matéria denúncia sobre um poderoso empresário, ‘sem provas’. Ele então se vê obrigado a aceitar o convite de um milionário para investigar o sumiço de sua sobrinha nos anos 60. Mas para solucionar o caso, ele precisará do apoio da hacker, Lisbeth.
O longa-metragem exibe cenas violentas que chocam o público, mas que reforçam a torcida pela protagonista que passará por uma série de situações de abuso. Apesar do físico frágil, a personagem demonstra uma personalidade forte e perigosa. Aliás, o que será demonstrado em uma cena de vingança impactante.
A direção de Fincher é percebida na atuação de Craig que economiza nas caras e ‘bicos’ a la James Bond e nas sequências de violência. Até porque o diretor tem larga experiência em filmes do gênero e conta com títulos como, ‘Seven’ (1995) e ‘O Clube da Luta’ (1999) no currículo.
Um dos pontos positivos do filme é a edição que mantém a coerência da narrativa e não permite que a trama resvale no cansaço, apesar do epílogo longo. A fotografia retrata de modo bem-sucedido a distinção entre os ‘mundos’ do jornalista e da expert em informática. Mas é o talento de Rooney Mara que cativa a audiência, em uma atuação convincente e livre de pudores, ela consegue mesclar agressividade e fragilidade.
O longa recebeu indicações ao Oscar nas categorias, Edição, Fotografia, Edição de Som e Mixagem de Som. Também rendeu à atriz a primeira indicação ao prêmio. ‘Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres’ tem uma trama instigante e apesar das cenas de violência extrema, é o tipo do filme que prende a atenção do público.