Nascido em 1963, na cidade de Owensboro, Kentucky, nos EUA. Após a separação dos pais, aos 15 anos, o ator morou na Flórida. Somente em 1983 foi tentar a sorte em Los Angeles, onde casou-se com a maquiadora Lori Allison Anne, a união durou dois anos. No final dos anos 90 conheceu a cantora francesa Vanessa Paradis, com quem teve dois filhos, Lily-Rose (13 anos) e Jack (10 anos).
O ator
A carreira teve início com um papel no filme A Hora do Pesadelo (1984), isso já era um indício do gosto pelas tramas sombrias. Aliás, ele fez uma ponta no sexto filme da franquia em 1991. Freddy é pop!
Mas a estabilidade financeira e a fama só viriam com o detetive Tom Hanson da série popular Anjos da Lei, exibida entre 1987 e 1991. Na trama, os jovens investigadores se envolviam em muitas enrascadas, tudo em nome da justiça.
A parceria cinematográfica entre Depp e Burton é antiga, a primeira empreitada da dupla foi em Edwards Mãos-de-Tesouras (1990). O longa traz o ator num papel que faria a festa da garotada na sessão da tarde da Globo.
Com o diretor foram muitos filmes, desde o mais recente Dark Shadows que ainda não estreou, passando por Alice no País das Maravilhas (2010) e Sweeney Todd (2008), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. Eles ainda trabalharam na animação Noiva Cadáver (2005) e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1998).
Mas a preferência por personagens peculiares ultrapassa essa parceria, o ator viveu figuras questionáveis em O Libertino (2006), de Laurence Dunmore e Janela Secreta (2004), dirigidos por David Koep.
Em sua biografia ainda constam protagonistas que cativaram a simpatia do grande público, como o divertido e viciado em rum Capitão Sparrow da franquia Piratas do Caribe e o sensível Barrie do longa Em Busca da Terra do Nunca (2004), papéis que o levaram à disputa pela estatueta dourada.
Outro personagem marcante foi o bizarro Willy Wonka do remake A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005). Aliás, o filme superou em criatividade o original de 1971.
Com Angelina Jolie protagonizou O Turista (2011), filme que segue a linha agente secreto e até possui um certo charme, mas não surpreende.
Baseado no romance de Hunter S. Thompson, Diário de um Jornalista Bêbado (2011), trás Johnny Depp na pele do controverso jornalista, envolvido em confusões e bebedeiras. The Rum Diary, título original em inglês, parece uma referência à bebida favorita do pirata Jack Sparrow.